quarta-feira, 12 de março de 2008

Desfalcado, Verdão desafia vice-liderança da Macaca

A apenas um ponto do sonhado G-4, o Palmeiras, sexto colocado na tabela, receberá a vice-líder Ponte Preta nesta quarta-feira, às 21h45, no Palestra Itália, com um único objetivo em mente: conquistar a vitória.

Depois de engatar dois êxitos consecutivos contra Corinthians (1 a 0) e Bragantino (5 a 2, de virada), o time do técnico Wanderley Luxemburgo acumula sete jogos sem derrota e mostra ter deixado para trás o início de crise que rondou o Palestra após os empates contra Rio Claro e Rio Preto.

Em mais um confronto direto pela classificação, o pensamento único na conquista dos três pontos é evidente. “Se a gente ganhar, podemos chegar aos quatros primeiros. Assim como se perdemos para o São Paulo depois (domingo), podemos sair do G-4. Por isso, não podemos perder pontos. Todo jogo é importante”, frisou Kléber, confirmado no ataque ao lado de Alex Mineiro.

O novo titular da equipe evitou visualizar o confronto contra seu ex-time, marcado para domingo, em Ribeirão Preto, para se manter totalmente focado no encontro contra os vice-líderes da competição. “Acredito que o jogo contra o São Paulo não vai decidir a vaga. Temos que pensar primeiro na Ponte, para só depois pensarmos neles. Temos que ir passo por passo”, opinou.

Apesar de ter a companhia do camisa nove confirmada ao seu lado, Kléber não poderá contar, contra a Macaca, com as assistências do chileno Valdívia e de Diego Souza, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Wendel e Denílson deverão ser seus substitutos, com Léo Lima ganhando maior liberdade para armar, como fazia em seus tempos de Santos.

“O Denílson vem entrando muito bem nas partidas e está fazendo por merecer uma chance no time titular. Já o Wendel vai atuar ao lado do Pierre na marcação, liberando um pouco mais o Léo Lima”, confirmou o técnico Wanderley Luxemburgo.

A terceira mudança em relação ao time que goleou o Bragantino será no gol. Expulso após sofrer uma entrada de sola do atacante Malaquias e revidar, o pentacampeão Marcos será substituído por Diego Cavalieri.

Dúvida no esquema: Sem vencer há quatro partidas (empates contra Marília e Portuguesa e derrotas para Corinthians e Barueri), a Macaca, vice-líder do campeonato, sabe que precisa dos três pontos para chegar com moral ao clássico contra o Guarani, lanterna do torneio, mas sempre rival, no próximo final de semana.

Para reencontrar o caminho da vitória, no entanto, Sérgio Guedes tem dúvidas. Sem poder contar com o atacante Marcelo Soares, que ainda não se recuperou de uma lesão no tornozelo direito, além do volante Deda, expulso no empate sem gols diante do Marília na última rodada, o técnico faz mistério sobre qual esquema irá adotar para encarar o Palmeiras: o 3-5-2 ou o 4-4-2.

Caso opte pelo primeiro, promoverá o retorno do artilheiro Renato ao meio-campo e manterá a equipe com Luis Ricardo e Wanderley no ataque. Se escolher o esquema com três zagueiros, Sérgio Guedes sacará Luis Ricardo do time e colocará João Paulo no tripé defensivo, avançando Elias para formar dupla ofensiva ao lado de Wanderley.

Independentemente da formação que optar, o ex-goleiro sabe que o jogo será difícil e não se ilude com os três importantes desfalques do Palmeiras para o jogo. “O Marcos, o Diego Souza e o Valdívia farão falta ao Palmeiras, pois fazem a diferença, mas seus substitutos também têm potencial, pois o grupo deles é muito forte”, sintetizou.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X PONTE PRETA

Local: Estádio Parque Antártica, em São Paulo (SP)
Data: 12 de março de 2008, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Osny Antonio Silveira e Leonardo Ferreira Alves (ambos de SP)

PALMEIRAS: Diego Cavalieri; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Wendel, Léo Lima e Denílson; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Wanderley Luxemburgo

PONTE PRETA: Aranha; Eduardo Arroz, César, Jean e Vicente; Ricardo Conceição, Bilica, Renato e Elias; Luis Ricardo (João Paulo) e Wanderley
Técnico: Sérgio Guedes

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon