sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Regras da Sul-Americana geram controvérsia

O avanço de quatro clubes brasileiros às quartas-de-final da Copa Sul-Americana levou a um novo questionamento: seria possível uma final entre times do Brasil ou haverá um confronto forçado entre times do país nas semifinais? Ao se verificar as opiniões de clubes e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e o regulamento, é possível dizer que há informações controversas.
O último parágrafo do regulamento exposto pela Conmebol em seu site afirma que as demais disposições não abordadas no texto - como é o caso da possibilidade de final entre clubes do mesmo país - terão como base a Copa Libertadores da América.
"Todas as demais disposições gerais do torneio, disciplinares, etc, serão baseadas na regulamentação vigente da Copa Libertadores da América", informa o regulamento. Como se sabe, na maior competição de futebol do continente, as regras não permitem uma final entre clubes compatriotas. Exceto quando três times do mesmo país estiverem nas semifinais.
Caso prevaleça a regra da Libertadores, um clube do Brasil já estaria na final da Sul-Americana, prevista para depois do Brasileiro. Pois na semifinal seria forçado um confronto entre o vencedor de Atlético-MG x Palmeiras e o que levar a melhor no duelo Goiás x Avaí.
Como o país do campeão da Sul-Americana perde uma vaga na Libertadores, a definição do G4 ou G3 ficaria, portanto, para depois do campeonato nacional, que termina em 5 de dezembro.
No entanto, Nestor Benitez, assessor da Conmebol, deu ao LANCENET!uma interpretação segundo a qual há chances de uma decisão verde-amarela.
- É possível sim que dois clubes brasileiros façam a final da Sul-Americana. O regulamento da competição é diferente do da Copa Libertadores da América - afirmou o Benitez.
Se esta visão for a vigente, os clubes do país poderão saber antes do fim do Brasileiro a quantidade de vagas destinadas ao Brasil para a Libertadores. Já que haveria a possibilidade de todos os clubes nacionais ficarem de fora da decisão da Sul-Americana.
No Goiás, a assessoria diz que não chegou nenhuma informação da Conmebol. No Atlético-MG, a questão ainda não foi discutida. No Avaí, não foi possível obter uma resposta. Somente no Palmeiras, por meio do gerente administrativo do clube, Sergio do Prado, houve uma interpretação das regras. No entendimento do dirigente, nada proíbe uma final brasileira.
Veja os confrontos das quartas de final da Copa Sul-Americana:

Jogos de ida

27/10/2010
Atlético-MG x Palmeiras
Goiás x Avaí

02/11/2010
Newell's Old Boys (ARG) x LDU (EQU)

03/11/2010
Tolima (COL) x Independiente (ARG)
Jogos de volta
10/11/2010
LDU (EQU) x Newell's Old Boys (ARG)
Palmeiras x Atlético-MG

11/11/2010
Avaí x Goiás
Independiente (ARG) x Tolima (COL)

Um comentário:

Aversa disse...

Acho que eu preferia já pegar Goiás ou Avaí na semifinal. Fica mais fácil caso a gente despache a gambazada e consiga continuar respirando no brasileiro e dá pra levar as duas competições. Se for Newells ou LDU aí é mais puxado.

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon