domingo, 13 de julho de 2008

Verdão x Sampa: quem dispara após clássico?


Além da vantagem histórica favorecendo o Tricolor Paulista, os embates entre os clubes têm se tornado cada vez mais ferozes, com polêmicas extracampo (como o caso do gás no vestiário são-paulino, nas semifinais do Paulistão deste ano) e troca de farpas entre as diretorias tendo mais destaque do que os jogos em si. Em 2008, o Tricolor está levando a pior: foi goleado por 4x1, na primeira fase do Paulistão, e depois amargou a eliminação nas semifinais da mesma competição.

O São Paulo vê o excelente retrospecto recente contra os rivais no Morumbi como uma poderosa arma para o confronto. Desde que voltou ao comando do time, Muricy Ramalho conseguiu seis vitórias e um empate contra o rival no estádio (o último triunfo foi pelas semifinais do Paulistão de 2008, onde o Sampa levou a melhor: 2x1, com polêmico gol de mão do atacante Adriano). O Alviverde não vence o rival no estádio desde 2002, quando Alex fez um golaço após chapéu em Rogério Ceni. Só levando em conta os Brasileiros, o jejum é um pouco maior: 2001.

Mas, levado em conta apenas o histórico do campeonato Brasileiro, o Tricolor tem ampla desvantagem: são apenas seis vitórias em 42 jogos disputados. O Palmeiras saiu vencedor em 16 oportunidades e ocorreram 20 empates.

No Palmeiras o clima é de frustração após o tropeço contra o Figueirense no Parque Antártica, que custou não só os 100% de aproveitamento no Palestra como desperdiçou a chance de retornar ao G-4. O Verdão está na quinta colocação com os mesmos 18 pontos de Cruzeiro e Grêmio, mas perde no saldo de gols. Os jogadores do Verdão admitiram que a igualdade não foi um bom resultado e por isso, a necessidade de superar o rival tricolor aumentou. Apesar do clima hostil entra as duas equipes, o técnico Vanderlei Luxemburgo rechaça o clima de guerra e pede paz para o domingo.

O comandante do Verdão, inclusive, conta com a volta de três jogadores: atacante Kléber, o volante Martinez - ambos cumpriram suspensão) e o lateral-esquerdo Leandro, que regularizou os seus documentos do empréstimo junto ao Porto (POR).

Em compensação, o volante Pierre, que vinha fazendo tratamento médico intensivo para se recuperar de uma antiga lesão no tornozelo direito, sofreu novo trauma na região na partida contra o Figueira e preocupa a comissão técnica. Ele se junta ao lateral-direito Élder Granja, David e Gustavo no departamento médico e pode ser a grande baixa contra o Tricolor Paulista.

SÃO PAULO X PALMEIRAS

Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 13/7/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Zé Luís (Juninho), André Dias e Alex Silva; Joílson, Hernanes, Richarlyson, Hugo e Jorge Warner; Aloísio e Borges Técnico: Muricy Ramalho.

PALMEIRAS: Marcos, Fabinho Capixaba, Jeci, Gladstone e Leandro; Martinez, Léo Lima, Diego Souza e Valdivia; Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon