domingo, 3 de agosto de 2008

Valdivia se redime e coloca Palmeiras de volta ao G4


Se restava alguma dúvida sobre a importância de Valdivia para o Palmeiras ela acabou na tarde deste domingo. Em uma tarde inspirada, o Mago fez dois gols e garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o lanterna Ipatinga, no Ipatingão. Foi a redenção do chielno após discutir com Luxemburgo na quarta-feira e expor seus problemas pessoais. Na comemoração dos gols, beijou a aliança e abraçou o treinador.

O triunfo colocou o Verdão de volta ao G4 do Campeonato Brasileiro. Com 31 pontos, o Alviverde é o terceiro colocado, a quatro do líder Grêmio. A vitória desta tarde marcou também o fim do jejum do Palmeiras como visitante. A equipe não voltava para casa com três pontos na bagagem desde o dia 22 de junho, quando derrotou o Vasco por 2 a 0.

Muito superior tecnicamente ao Ipatinga, o Palmeiras mostrou no primeiro tempo que quando forçava o jogo, não tinha dificuldades para ameaçar o gol mineiro.

A primeira demonstração clara disso foi dada aos 12 minutos. Em seu primeiro ataque no jogo, o Verdão abriu o placar. Elder Granja apoiou bem o ataque e colocou a bola na medida para a cabeçada de Valdivia. Foi o segundo gol do chileno no Brasilerão.

Com a vantagem no marcador, o Palmeiras deu uma leve relaxada e o Tigre passou a tocar mais a bola e tentar algumas jogadas em velocidade, porém esbarrava em suas próprias limitações.

Até o final da primeira etapa, o time paulista poderia ter saído com uma vantagem ainda maior. Aos 30 minutos, o bandeira anulou corretamente um gol de cabeça de Gladstone. Dez minutos mais tarde, Alex Mineiro cobrou muito mal um pênalti sofrido por ele mesmo e jogou fora uma chance de ouro. A situação do alviverde poderia ter ficado ruim aos 44 minutos se a bola chutada por Léo Silva não tivesse passado tão perto da trave.

No segundo tempo, estranhamente, o Palmeiras diminuiu o ritmo e passou a ser displicente quando chegava perto da área adversária. Não fosse isso, teria definido tranqüilamente a vitória antes dos 15 minutos. Notando que seu time caiu de rendimento, Luxa mudou o meio-de-campo com as entradas de Martinez e Evandro nos lugares de Jumar e Diego Souza.

O Ipatinga, desesperado por ocupar a lanterna da competição, decidiu partir com tudo ao ataque e chegou a acertar uma bola no travessão de Marcos com o atacante Kempes.

Com o passar do tempo as forças mineiras foram minadas e Valdivia apareceu de novo para marcar um belo gol. Aos 36 minutos, ele partiu em velocidade, deu um drible no zagueiro e bateu rasteiro no canto de Fred. Nos acréscimos, Adeílson ainda descontou.

O Verdão voltará a campo na próxima quinta-feira, às 20h30, no Palestra Itália. para um confronto direto com o Vitória, quinto colocado. Na quarta-feira, às 19h30, o Ipatinga encara o líder Grêmio, no Olímpico.

FICHA TÉCNICA:
IPATINGA 1 X 2 PALMEIRAS
Estádio: Ipatingão, Ipatinga (MG)
Data/hora: 03/8/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Ricardo Mauricio Ferreira De Almeida (RJ)
Renda/público:
Cartões amarelos: Márcio Gabriel, Léo Oliveira, Paulinho Dias, Augusto Recife (IPA); Elder Granja, Jumar, Valdivia, Kléber (PAL)
GOLS: Valdivia, 12’1ºT (0-1); Valdivia 36’/2ºT (0-2); Adeílson 45'/2ºT (1-2)

IPATINGA: Fred, Márcio Gabriel (Luiz Fernando/intervalo), Tiago Vieira, Léo Oliveira e Beto; Augusto Recife, Leandro Salino, Léo Silva (Michel 34’/2ºT) e Paulinho Dias; Adeílson e Marinho (Kempes 15’/2ºT). Técnico: Ricardo Drubscky

PALMEIRAS: Marcos; Elder Granja, Jeci, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Jumar (Martinez 14’/2ºT), Diego Souza (Evandro 14’/2ºT) e Valdivia; Kleber (Denílson 31’/2ºT) e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon