quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Coritiba vence nos minutos finais, respira e deixa o líder Palmeiras preocupado

Agência / Estado

A "gordura" do Palmeiras acabou. Ainda líder, é verdade, mas sem vencer há quatro jogos, o Verdão levou um gol aos 45 minutos do segundo tempo e perdeu por 1 a 0 para o Coritba, nesta quarta-feira, no Couto Pereira. O tento do Coxa saiu em um pênalti mal marcado pelo árbitro Pericles Bassols Cortez, que foi não teve um bom desempenho durante toda a partida.

Depois de seis rodadas na liderança, o Palmeiras pode perder a ponta nesta quinta-feira, caso o Goiás vença o Náutico, fora de casa. Esta foi a primeira derrota sob o comando do técnico Muricy Ramalho. Já para o Coritba, a vitória trouxe um alento: com 22 pontos, o time se afastou da zona do rebaixamento.

Desfalcado de quatro titulares - Marcos, Wendel, Edmílson e Diego Souza -, Muricy resolveu ousar na escalação. O treinador, sem opção para a lateral direita, já que o contratado Figueroa ainda sem condições físicas não pôde jogar, pôs o time em campo com, teoricamente, três atacantes.

Escalado para fazer a função de um ala ofensivo pela direita, Daniel Lovinho passou mais tempo escorregando do que sendo realmente efetivo. A tática de Muricy teve que ser mudada aos 35 minutos por conta da expulsão de Pierre. E o camisa 29 acabou saindo. Logo depois, aos 39, Leandro Donizete também tomou o cartão vermelho e os dois times ficaram com dez em campo.

Sem uma jogada forte pela direita e com Armero mal na esquerda, o Verdão teve que concentrar o jogo no meio-de-campo. Cleiton Xavier, com muita movimentação, foi o principal nome do time. O camisa 10, além de finalizar com perigo, ainda deu bela assistência para Obina, que desperdiçou boa oportunidade de marcar o gol palmeirense na etapa incial.

Mas a melhor chance de abrir o placar foi do Coritiba: aos 35 minutos, Marcio Gabriel recebeu bom passe dentro da área e, embaixo das traves, isolou a bola. O time da casa conseguiu aparecer bem no ataque, principalmente pelas investidas de Marcelinho Paraíba, pela esquerda, lado fraco do Verdão.

Precisando da vitória para garantir mais uma rodada na liderança do Brasileirão, o Palmeiras voltou melhor para o segundo tempo. Começou dominando o meio-de-campo e segurando a bola no ataque, empurrando o Coxa para a defesa.

Mas mesmo com o domínio territorial nos primeiros minutos, o Verdão pouco ameaçou o gol de Edson Bastos. Preocupado em chegar a área adversária, o time pouco arriscou de longa distância.

O Coritiba, empurrado pela sua torcida, foi para cima. Marcelinho Paraíba criou perigo em uma bola cruzada, que pegou no travessão. O Verdão tentava no contra-ataque, mas mesmo com Cleiton Xavier inspirado, o resto da equipe esteve bem abaixo, mais uma vez. Mesmo melhorando, a equipe da casa sofreu do mesmo mal do adversário e pouco finalizou.

No último lance do jogo, o Palmeiras ainda acabou castigado. Aos 44 minutos, Thiago Gentil, que acabara de entrar, se enroscou com Marcão e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Marcelinho Paraíba marcou.

Pericles Bassols Cortez, que explusou dois no primeiro tempo, deu cartão vermelho para mais dois na etapa final: Marcão, no lance do suposto pênalti, e Pereira, por uma falta nos acréscimos do segundo tempo.

O Verdão terá uma parada dura pela frente neste sábado: enfrentará o Internacional, no Palestra Itália, em duelo de dois postulantes ao título. No mesmo dia, o Coritiba também jogará no estado de São Paulo: pegará o Santo André.

FICHA TÉCNICA:
CORITIBA 1 X 0 PALMEIRAS

Estádio: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data/hora: 19/8/2005 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Jose Antonio Chaves Franco Filho (RS)

Renda e público: não disponíveis
Cartões amarelos: Marcelinho Paraíba, Marcos Aurélio, Pedro Ken e Bruno Batata (CBA); Cleiton Xavier, Armero, Robert e Maurício Ramos (PAL)
Cartões vermelhos: 32'/1ºT - Pierre (PAL), 39'/1ºT - Leandro Donizete (CBA); 44'2ºT - Marcão (PAL); 49'/2ºT - Pereira (CBA)
GOLS: Marcelinho Paraíba, 45'/2ºT (1-0)

CORITIBA: Edson Bastos, Márcio Gabriel (8'/2ºT - Marcos Aurélio), Pereira, Jéci e Douglas Silva; Jailton, Leandro Donizete, Pedro Ken e Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba e Bruno Batata (41'/2ºT - Thiago Gentil). Técnico: Ney Franco.

PALMEIRAS: Bruno, Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Daniel (35'/1ºT - Jumar), Pierre, Souza, Cleiton Xavier e Armero; Ortigoza (42'/2]T - Deyvid Sacconi) e Obina (37'/2ºT - Robert). Técnico: Muricy Ramalho.

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon