sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ataque falha e Palmeiras fica no empate com Sport


Se a partida desta quinta-feira foi uma prévia para a final do Paulistão, o torcedor do Palmeiras deve estar preocupado. E ainda mais com a seqüência do time na Copa do Brasil. Com pouca inspiração no ataque, o Verdão ficou no 0 a 0 com o Sport e decide sua vida na competição nacional na semana que vem, no Recife.

O Alviverde não ficava sem fazer pelo menos um gol desde o dia 6 de fevereiro, quando perdeu por 3 a 0 para o Guaratinguetá. De lá para cá, foram 16 partidas da equipe, 14 pelo Estadual e outras duas pela Copa do Brasil.

Durante a semana, os jogadores do Palmeiras muito falaram sobre se dividir em duas competições. Mas o que se viu no Palestra foi um time ansioso, por vezes nervoso. A única coisa prometida e cumprida foi não ter tomado gols em casa. Um empate em Pernambuco, com tentos, classifica o time alviverde para enfrentar o Internacional, pelas quartas-de-final - os gaúchos avançaram após golearem o Paraná.

Querendo definir o confronto logo na primeira partida, o ténico Vanderlei Luxemburgo escalou o Verdão de forma mais ofensiva, com Martinez no lugar de Pierre. Wendel, na vaga de Elder Granja e Denílson por Alex Mineiro, foram as outras novidades. Essas mudanças já pensando na final do Paulistão.

O Verdão começou no ataque, mas foi o Sport quem assustou primeiro, com uma bela cabeceada de Carlinhos Bala, em que Marcos conseguiu uma grande defesa. Romerito, que aproveitou o espaço deixado por Wendel e Léo Lima no lado direito da defesa do Verdão, foi o mais perigoso do time pernambucano.

Mas o destaque do Leão no primeiro tempo foi o goleiro Magrão, que fez pelo menos três grandes intervenções em chutes de Kléber e Léo Lima e num desvio de cabeça de Martinez, dentro da pequena área.

Os espaços e as jogadas do Palmeiras foram organizadas principalmente por Martinez e Léo Lima, ambos com muita liberdade no meio-de-campo. Kléber também se destacou. Como centroavante, o camisa 30 conseguiu ser mais perigoso do que nas últimas partidas contra o São Paulo, pelas semifinais do Paulistão.

No intervalo, Elder Granja entrou no lugar de Léo Lima, que sentiu a coxa esquerda e preocupa o departamento médico - já é certo que ele não disputará a primeira partida com a Ponte. Com isso, Wendel foi deslocado para o meio. O panorama na etapa final, pouco mudou. Verdão no ataque, festa na arquibancada e Magrão fazendo boas defesas.

A verdade é que o Palmeiras perdeu qualidade na saída de bola sem a participação de Léo Lima. Mas a verdade é que o ataque também não brilhou como das outras vezes. Já o Sport tentou chegar na base dos contra-ataques esporádicos. Para piorar, Bia foi expulso, com dois minutos em campo, por dar um tapa na cabeça do chileno Valdivia .

Agora o Verdão volta a pensar no Campeonato Paulista. E terá que fazer muito mais para bater a Ponte Preta, em Campinas, no primeiro jogo da decisão. É o que o torcedor, que espera um título desde 1999 (quando ganhou a Libertadores), pretende testemunhar. A partida com a Macaca acontece no domingo, no Moisés Lucarelli.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 0 X 0 SPORT

Estádio: Palestra Itália, São Paulo (PE)
Data/hora: 24/4/08 – 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (Fifa - RJ)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Marco Aurélio dos Santos Peçanha (RJ)

Renda e público: R$ 383.840,00 / 16.308 pagantes
Cartões amarelos: Denílson e Wendel (PAL); Sandro Goiano, Everton, Carlinhos Bala e Luisinho Netto (SPO)
Cartão vermelho: 44'/2ºT - Bia (SPO)

PALMEIRAS: Marcos, Wendel, Gustavo, Henrique e Leandro; Léo Lima (Intervalo - Elder Granja), Martinez, Diego Souza (16'/2ºT - Alex Mineiro) e Valdivia; Denílson (25'/2ºT - Lenny) e Kléber. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

SPORT: Magrão, Luisinho Netto, Durval, Igor e Dutra; Daniel Paulista (42'/2ºT - Bia), Everton, Sandro Goiano (15'/2ºT - Kássio) e Romerito; Carlinhos Bala e Roger (30/2ºT - Leandro Machado). Técnico: Nelsinho Baptista

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon