sábado, 13 de dezembro de 2008

César Maluco dá a fórmula do sucesso e pleiteia cargo de diretor

São Paulo (SP) - As cifras milionárias da Traffic podem não ser a solução para o Palmeiras findar um jejum de quase uma década de títulos nacionais. Para o ex- atacante César Maluco, o time do Palestra Itália deve seguir um outro caminho para reviver seus tempos de glória: investir nas categorias de base, algo que nunca foi o forte do clube.

“Hoje em dia, os clubes que tiverem um trabalho de base bem feito, com seus ex-jogadores no departamento amador, terão um futuro de craques”, receitou César Augusto da Silva Lemos. “Assim, o clube poderá vender os jogadores e ter seu retorno financeiro”, acrescentou.

O Palmeiras não vence um torneio de elite em âmbito nacional há oito anos, quando conquistou a Copa dos Campeões de 2000 – o último título da era Parmalat, antiga parceira financeira do clube. De lá para cá, o time ainda levantou a taça do Campeonato Brasileiro de 2003, mas na Segunda Divisão nacional. O jejum de troféus de primeira divisão terminou este ano, com o Paulistão.

Curiosamente, o Palmeiras só conquistou grandes títulos nos últimos 15 anos quando possuía fortes investimentos no futebol. Em 1993, o Alviverde conquistou o Campeonato Paulista com o apoio da Parmalat e encerrou a mais longa fila de conquistas da história do clube: desde o título do Estadual de 1976 a equipe não se sagrava campeã.

Com a parceria da Parmalat, o Palmeiras conquistou, dentre ouras coisas, três Paulistas (93, 94 e 96), dois Brasileiros (93 e 94), uma Copa do Brasil (98) e a Copa Libertadores da América de 1999. Com a Traffic, o troféu obtido foi o do Paulistão deste ano. “Mas não tínhamos patrocínio algum em 1960 e 1970 e conquistamos vários títulos”, advertiu César Maluco, que fez sua história no Verdão entre 1966 e 1974.

“Pouca gente fala em parceria no São Paulo, que é o único clube com estrutura de base no Estado. O Corinthians tem um pouco de sucesso na base, o Santos está tentando... mas o Palmeiras está muito devagar e não tem retorno”, lamentou.

Tão complicada é a situação de base palmeirense que César Maluco revelou também o interesse de assumir um cargo político no clube a fim de reverter a situação. “Eu, como futuro diretor, espero colocar ex-jogadores no departamento amador”, apregoou o ex-camisa 9, que atualmente exerce sua terceira gestão como conselheiro no Parque.

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon