sábado, 21 de junho de 2008

Vasco e Palmeiras pela afirmação no Brasileiro


Vasco e Palmeiras se enfrentam neste domingo, às 16h, em São Januário, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, em busca de afirmação, ou seja, consolidar uma campanha que os coloque no grupo dos quatro primeiros colocados da tabela de classificação e já na luta por uma vaga na Libertadores 2009.

E para atingir este objetivo, os dois times levam a campo formas diferentes de jogar até aqui. Enquanto os vascaínos são os que menos finalizaram até o momento na competição (58 vezes), os palmeirenses estão na segunda posição neste quesito (com 98 arremates, dois a menos do que o Cruzeiro) segundo os dados do Footstats.

Pelo lado do Vasco, nono colocado no Brasileiro, com oito pontos, a intenção é manter o ótimo aproveitamento (100%) atuando como mandante - as duas vitórias conquistadas até o momento neste campeonato foram em casa, onde marcou cinco dos seus sete gols.

O técnico Antônio Lopes tem diversos problemas para escalar a sua equipe. Além de problemas antigos - o zagueiro Jorge Luis segue lesionado, assim como o meia Leandro Bomfim -, mais dois atletas estão entregues ao departamento médico: o zagueiro Luizão (opção para a defesa) e o goleiro Tiago (com fratura em um dedo da mão direita).

Para aumentar o quebra-cabeça, o treinador cruzmaltino barrou oficialmente o meia Morais, que será substituído por Vinícius, como aconteceu no empate em 1 a 1 com o Náutico na jornada passada e o atacante Edmundo não joga, já que foi punido com dois jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o clube carioca não conseguiu efeito suspensivo. Assim, o comandante cruzmaltino escala a equipe no esquema 4-4-2.

- Nós não temos medo de adversário algum. A equipe do Palmeiras é forte, mas é ela quem quem deve temer o Vasco, especialmente aqui em São Januário. Espero que o nosso time consiga conquistar os três pontos - disse o volante Jonílson em entrevista à Rádio Brasil.

PALMEIRAS QUER EMBALAR

Já o Alviverde, com dez pontos e na quinta colocação do Brasileiro, está embalado para buscar sua primeira vitória como visitante (duas derrotas e um empate) após a goleada conquistada no Palestra Itália na última rodada por 5 a 2 sobre o Cruzeiro, vice-líder da competição.

A principal novidade após a semana inteira que teve de treinamento, no qual foi priorizada a preparação física do elenco, é o retorno de Diego Souza ao time titular depois de iniciar a partida contra a Raposa no banco. Assim, Léo Lima vai para a reserva e Martinez formará a dupla de volantes com Pierre.

O meia Valdivia, talvez a principal preocupação vascaína, pisará pela primeira vez em São Januário desde o jogo entre as duas equipes no Brasileiro do ano passado, no qual ele agrediu os vascaínos Allan Kardec e Tiaguinho e desfalcou o Verdão na reta final da competição.

- Acho que o que falta para vencer fora de casa é atitude. Temos que respeitar o adversário marcando em cima. Quando tiver a bola, tem que jogar e surpreender. O Brasileiro é disputado. Temos um time forte, de qualidade, mas tem que somar pontos fora se quisermos o título – afirmou o lateral-direito Elder Granja.

FICHA TÉCNICA:
VASCO X PALMEIRAS

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/6/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Helberth Costa Andrade (MG) e Marcio Eustaquio Santiago (MG)

VASCO: Roberto, Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Anderson e Madson; Jonílson, Rodrigo Antônio, Pablo e Vinícius; Jean e Leandro Amaral. Técnico: Antônio Lopes.

PALMEIRAS: Marcos, Elder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdivia; Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon