terça-feira, 24 de março de 2009

Ortigoza brilha e Verdão se garante na semi


O Palmeiras começou a noite em um ritmo lento e saiu perdendo para o Bragantino, mas, em noite inspirada do paraguaio Ortigoza, autor de dois gols na partida, conseguiu virar o jogo, garantiu os três pontos e a classificação para a semifinal do Paulista.

A primeira etapa do Verdão, nem de longe lembrou as boas atuações da equipe no ano. Com Cleiton Xavier e Diego Souza apagados, a bola não chegou em Keirrison e Marquinhos, que não conseguiram concluir uma bola ao gol de Gilvan.

Se o meio não funcionava, a defesa também não colaborou no início do jogo. Logo aos 11 minutos, Jéci foi tentar cortar cruzamento de Pará e acabou empurrando para a própria rede. 1 a 0 para o Bragantino.

Luxemburgo, insatisfeito com a equipe, mudou o esquema de jogo. Tirou o zagueiro Jéci, que deixou o campo sob xingamentos da torcida e colocou o paraguaio Ortigoza.

O Palmeiras ficou mais ofensivo, mas continuava sem criar. Na única chance clara que teve, aos 46 minutos, conseguiu abrir o placar. Diego Souza passou por dois marcadores, entrou na área e cruzou rasteiro. Ortigoza, livre de marcação, encheu o pé para empatar a partida. Primeiro gol do camisa 30 com a camisa palmeirense e viria mais por aí.

Luxemburgo não mexeu na equipe no intervalo, mas suas famosas duras devem ter aparecido no vestiário alviverde. O time voltou com outro ritmo e logo aos oito minutos ampliou a vantagem, com ele de novo, o Coalhada do Palestra Itália, Ortigoza, que em quatro jogos disputados marcou duas vezes, deu uma assistência e sofreu um pênalti.

Diego Souza fez o cruzamento para a área do Bragantino. Marcelo Godri tentou cortar e acabou jogando contra o próprio gol. Gilvan espalmou, mas no rebote Ortigol, como ficou conhecido no Paraguai, empurrou para o fundo do gol. 2 a 1 para o Palmeiras.

O Verdão continuou pressionando. Keirrison, Marquinhos e Jefferson tiveram chances de marcar, mas não conseguiram converter.

A situação estava ótima para o Palmeiras, mas Diego Souza decidiu dar mais emoção ao torcedor. O camisa 7 puxou a camisa do adversário, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Diego é desfalque certo para o clássico do próximo sábado, contra o São Paulo. Cleiton Xavier, que pediu para ser substituído, também preocupa.

O treinador do Bragantino Marcelo Veiga aproveitou o homem a mais e colocou o atacante veterano Paulinho Kobayashi no lugar do zagueiro Gustavo.

A equipe alviverde se fechou com cautela e não arriscou no ataque. Keirrison e Ortigoza foram vistos constantemente ajudando a defesa e, com o trabalho de equipe e a noite inspirada do paraguaio, o Verdão garantiu os três pontos e a classificação para a semifinal do Campeonato Paulista.

Com 40 pontos, o Palmeiras não pode mais ser alcançado pelo Santo André, quinto colocado. O Bragantino segue em situação complicada. Com 16 pontos, a equipe de Bragança está a apenas dois da zona do rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 X 1 BRAGANTINO Estádio: Palestra Itália, São Paulo (SP) Data/hora: 24/3/2009 - 19h30 (de Brasília) Árbitro: Robério Pereira Pires Auxiliares: Junivan Rodrigues de Sousa e Matheus Camolesi Cartões amarelos: Diego Souza, Maurício Ramos, Ortigoza, Souza, Jumar e Marcos (PAL); Moradei, Gustavo, Pará, Bill, César Gaúcho e Jorginho Paulista (BRA) Cartão vermelho: Diego Souza (PAL) Público e renda: 8.402 pagantes / R$ 130.167,00 GOLS: Jéci (contra), 11'/1ºT (0-1); Ortigoza, 46'/1ºT (1-1); Ortigoza, 8'/2ºT (2-1)

PALMEIRAS: Marcos, Jéci (Ortigoza, 27'/1ºT), Maurício Ramos e Marcão; Sandro Silva, Jumar, Cleiton Xavier (Evandro, 25'/2ºT), Diego Souza e Jefferson; Marquinhos (Souza, 22'/2ºT) e Keirrison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

BRAGANTINO: Gilvan, Marcelo Godri, Gabriel (Johnny, 37'/2ºT) e Gustavo (Paulinho Kobayashi, 22'/2ºT); Tiago Almeida, Moradei, César Gaúcho, Bill e Pará (Jorginho Paulista / intervalo); Malaquias e Nunes. Técnico: Marcelo Veiga

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon