terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fisiologista fala sobre a altitude de Sucre

Em entrevista ao site oficial, Paulo Zogaib, fisiologista do Palmeiras, comentou os preparativos especiais que o clube está fazendo para jogar na altitude de Sucre.

"Talvez o mais importante nessa altitude seja o tempo de bola. Pelo ar ser mais rarefeito, temos menos resistência do ar, portanto os objetos se movem numa velocidade maior. Então, essa chegada com três ou quatro dias de antecedência, além de minimizar esses efeitos de decréscimo da condição física, ela principalmente vai melhorar essa parte de coordenação neuromuscular, impedindo que tomemos dribles bobos, percamos o tempo de bola ou que os passes ou o domínio de bola sejam mal-feitos" explicou o profissional.

Zogaib acredita que os atletas não sentirão muito os efeitos da altitude: "Toda vez que jogamos em altitude, estamos expostos a uma pressão atmosférica menor e, portanto, uma pressão de oxigênio menor. Isso leva à diminuição da capacidade física, embora nessa altitude em particular, a 2.800m, esse decréscimo de altitude seja muito pequeno, de 10%, mas não deixa de ser um decréscimo" concluiu.

Nenhum comentário:

Elenco

GOLEIROS
Fabio
Bruno
Marcos
Deola
Raphael Alemão
LATERAIS
Vítor
Luís Felipe
Gabriel Silva
ZAGUEIROSVOLANTESMEIASATACANTES
Lenny
Tadeu
Luan
Vinícius
Dinei
Kleber
Patrik
Bruno Oliveira
Julio César
Ewerthon